segunda-feira, 21 de agosto de 2017

HOJE TEM ECLIPSE DO SOL E O GB TUBE TRANSMITE AO VIVO

Eclipse Solar 2017 - Como ver
Um belo espetáculo celeste vai aparecer nos céus na próxima segunda-feira: um eclipse solar. Em grande parte dos Estados Unidos, ele será total e o público poderá observar a Lua cobrindo completamente o Sol, fazendo com que o “dia vire noite” por alguns minutos. No Brasil, o fenômeno será parcial e apenas uma parte de nossa estrela será encoberta pelo satélite – o fenômeno terá melhor visualização em estados do Norte e Nordeste. Em qualquer lugar, contudo, o eclipse deve ser observado com proteção ocular adequada, como filtros astronômicos ou vidros de máscara de solda.
Para acompanhar o evento, VEJA consultou astrônomos e separou algumas dicas para quem deseja observar o eclipse:

Eclipse parcial

No Brasil, segundo o astrônomo Daniel Mello, do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), quanto mais ao Norte do país, melhor a observação do fenômeno, que precisa de céu claro e limpo para ser visto.
“As melhores capitais para observação serão Boa Vista, em Roraima, e Macapá, no Amapá, onde o eclipse terá duração aproximada de duas horas e a Lua irá encobrir aproximadamente 40% do Sol”, diz Mello.
Observadores em São Paulo e no Rio de Janeiro, assim como em estados do Sul, não conseguirão assistir ao espetáculo – e, mesmo nas demais regiões, o fenômeno terá uma dimensão bem menor do que nos Estados Unidos.
A dica é ficar de prontidão no início da tarde – uma vez que o horário muda de acordo com a localização geográfica do observador. Nos estados com melhor visualização, o ápice do fenômeno será por volta das 17h. A Nasa elaborou mapas interativos sobre o eclipse — um deles mostra os horários de início e auge do eclipse em todas as cidades do mundo (é preciso fazer a conversão de horários, já que o fuso americano pode ter uma diferença de até cinco horas do nosso), assim como a parcela do Sol que ficará encoberta; o outro traz um simulador que permite observar a posição da Lua em relação ao Sol conforme as horas vão passando, e as horas já estão ajustadas ao horário local.
Para observar o fenômeno com segurança, é fundamental utilizar proteção ocular. Olhar diretamente para o Sol sem filtros, com óculos escuros ou materiais como chapas de raios-X ou filmes fotográficos pode causar graves danos à visão. As opções são importar um filtro astronômico (que não é comercializado no Brasil) ou comprar uma máscara de solda de tonalidade 14. Óculos, binóculos ou telescópios comuns não devem ser utilizados com essa finalidade, pois são instrumentos que concentram os raios solares e podem causar prejuízos sérios à visão.
O CANAL GB TUBE REALIZARA UMA TRASMISSÃO AO VIVO PARA QUE OS INTERNAUTAS ACOMPANHEM O FENÔMENO DE VARIAS PARTES DO MUNDO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário